
O vlog/videoblog vem ganhando espaço entre os jovens, sendo pertinente
uma análise de sua inserção em sala de aula, bem como dos recursos disponíveis
para produzi-lo. Trata-se de uma página na internet cujos conteúdos são em
formato de vídeos. Sua difusão no Brasil, assim como a de outros recursos
digitais, aponta para a necessidade de se pensar em métodos que façam com que
essas tecnologias se transformem em mediadoras do ensino-aprendizagem. Estamos
diante de uma nova cultura, onde as tecnologias da informação e comunicação
estão transformando a nossa maneira de nos comunicar, relacionar, pensar, agir,
aprender e ensinar. Tais transformações sociais necessitam encontrar coerência
no contexto de sala de aula, onde ainda há casos de atraso e resistência em
relação à tecnologia. Através da análise do material produzido e das respostas
contidas nos instrumentos, o referido programa mostrou-se pertinente na
confecção de vlogs para um trabalho com discursos narrativos.
Concluiu-se a possibilidade de realizar novas estratégias de ensino utilizando
tecnologias digitais sem custo, contribuindo, assim, para a criatividade e a
inovação no processo educacional.
REFERÊNCIAS : GANCHO, Cândida
Villares. Como analisar narrativas. 9.ed, São Paulo: Ática, 2006LEVY, Pierre. O
que é o virtual. São Paulo, Ed 34, 1996MARTINI, Carina Macedo. Novas
tecnologias para a sala de aula. São Paulo, Ed. Know How, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário