quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A Inserção De Novas Mídias Digitais Nas Aulas De Português


       
O presente trabalho faz parte das investigações do Programa de Educação Tutorial/ PET da Universidade Federal do Pampa, e diz respeito ao uso de softwares livres no desenvolvimento de habilidades de escrita. O projeto encontra seu foco na avaliação do software de edição de vídeos Kdenlive para a produção de ‘vlogs’, com o intuito de trabalhar os três tipos de discursos da narrativa: direto, indireto e indireto livre. Para a realização dessa pesquisa de cunho teórico-prático, foi realizada uma investigação a respeito dos softwares disponíveis livremente na internet, para que entre eles, fosse escolhido aquele que melhor se adequaria à proposta do trabalho, através dos indicadores: acessibilidade, navegação, interface e recursos de criação. O software Kdenlive é um editor de vídeo gratuito, cuja estrutura básica é composta pela linha do tempo, tela de visualização e recursos de criação, corte, efeito e transição. O programa foi aplicado na produção de videoblogs dentro de um plano de aula, em uma escola pública na cidade de Bagé/RS, juntamente com instrumentos que visavam avaliar questões afins envolvidas, como a afetividade e experiências anteriores com internet e editores de vídeo.
       O vlog/videoblog vem ganhando espaço entre os jovens, sendo pertinente uma análise de sua inserção em sala de aula, bem como dos recursos disponíveis para produzi-lo. Trata-se de uma página na internet cujos conteúdos são em formato de vídeos. Sua difusão no Brasil, assim como a de outros recursos digitais, aponta para a necessidade de se pensar em métodos que façam com que essas tecnologias se transformem em mediadoras do ensino-aprendizagem. Estamos diante de uma nova cultura, onde as tecnologias da informação e comunicação estão transformando a nossa maneira de nos comunicar, relacionar, pensar, agir, aprender e ensinar. Tais transformações sociais necessitam encontrar coerência no contexto de sala de aula, onde ainda há casos de atraso e resistência em relação à tecnologia. Através da análise do material produzido e das respostas contidas nos instrumentos, o referido programa mostrou-se pertinente na confecção de vlogs para um trabalho com discursos narrativos.
      Concluiu-se a possibilidade de realizar novas estratégias de ensino utilizando tecnologias digitais sem custo, contribuindo, assim, para a criatividade e a inovação no processo educacional.

REFERÊNCIAS :  GANCHO, Cândida Villares. Como analisar narrativas. 9.ed, São Paulo: Ática, 2006LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo, Ed 34, 1996MARTINI, Carina Macedo. Novas tecnologias para a sala de aula. São Paulo, Ed. Know How, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário